Almeida, Mst Celina (27/04/2010). Meu Ambiente
Pessoal de Aprendizagem. [Vídeo no Youtube]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VQg9iepcO7A
Descrição:
“ Personal Learning Environment, o
que é?” é a questão chave pela qual a autora começa a sua apresentação e
nos direciona para a definição apresentada: “são sistemas que ajudam os
utilizadores a possuírem controlo e a gerirem a sua própria aprendizagem.
A par
desta questão surgem outras como “Para que serve?”, “Porque surgem?” cujas
respostas vão acompanhando as perguntas.
Na
apresentação, mostra também a indissociabilidade entre os PLE’s e a Aprendizagem
ao longo da vida e a Aprendizagem informal, salientando a importância de ter um
PLE para a aprendizagem contínua de cada indivíduo de forma responsável, dando
alguns exemplos de PLE’s.
Para terminar a apresentação, a autora colocou frases-chave que
podem ser interpretadas como diretrizes para quem quer aprender online e criar
o seu próprio Personal Learning environment: “Explora tudo o que
conseguires”, mas “Usa apenas o que precisares “Foca-te na aprendizagem”. Em
conclusão, chama a atenção para o facto de cada utilizador ter de ser o gestor
da sua aprendizagem, formal ou informal, e que isso é possível criando o seu
próprio PLE.
Apreciação:
Esta
apresentação configura-se como um importante recurso para os primeiros
viajantes do conceito, ou seja, para quem quer, de forma clara e objetiva,
saber o que é e qual o interesse dos PLE. Através dos exemplos dados, a
autora permite que se fique desde logo com uma ideia central de como construir
um Ambiente Pessoal de Aprendizagem.
O recurso
está visualmente atrativo, e torna-se bastante interessante o jogo de
pergunta-resposta. No entanto, há algumas citações que não referência ao autor;
a música também não é considerada apropriada.
2ª Referência
MOTA, José (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (2); pp.5-21, Novembro de 2009. Disponível
em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105 [Acedido em 21-04-2014].
Descrição:
Neste artigo, o autor explora as diferentes abordagens e conceitos de PLE, focando as mais recentes, e bem assim as suas caraterísticas. Aborda em simultâneo a rela ção entre os VLEs (Virtual Learning Environment) e os PLEs (Personal Learning Environment).
Os PLEs marcam um a mudança de paradigma ao nível da educação e da aprendizagem, "num mundo conetado e distribuído" pelas novas tecnologias, e estão intimamente ligados à educação à distância . Isto porque é um modo de aprendizagem centrado no aluno permitindo a este a "aprendizagem ao longo da vida", tecendo as suas redes e os seus contatos através das diferentes ferramentas que tem ao seu alcance.
Assertivo quanto às múltiplas definições do conceito e multiplicidade de caraterísticas que lhes são imputadas, na revisão da literatura o artigo menciona a definição de diversos autores do que é um PLE, destacando e comungando com a abordagem de Stephen Downes . Este autor assenta a sua conceptualização de PLE em três princípios a saber:a interação, a usabilidade e a relevância. Estes estão intimamente ligados ao pressuposto de que cada utilizador, para formar o seu PLE tem de ser detentor, primeiramente, de literacia informacional pois a Web o.2 proporciona um infinito de informações, interações, partilhas, conexões...
Apreciação:
O texto é de real importância para se perceber as diferentes conceptualizações, formatos e práticas inerentes aos PLEs, pessoais e informais, e distinguí-los dos VLEs, sob domínio de uma instituição.
Consegue-se perceber que são deveras basilares para a aprendizagem autónoma, dinâmica, colaborativa e perpetuada ao longo da vida.
Em suma, percebe-se a amplitude dos PLEs que se revelam de suma importância na forma como cada indivíduo constrói a sua aprendizagem.