Bibliografia Anotada - Pedagogia do elearning / papel do professor online
1ª Referência :
Morgado. L (2001) – “ O papel do
professor em contextos de ensino online: Problemas e virtualidades”, Discursos,
III Série, nº especial, pp. 125-138, Universidade Aberta.
Descrição:
O artigo centra-se em problemáticas fundamentais relacionadas com o ensino online, os modelos pedagógicos, o papel do professor online e a sala virtual. Segundo a autora , o mais importante não são as tecnologias em si mas o uso e as “abordagens pedagógicas” que cada um pode fazer delas. Neste contexto, afirma que o principal desafio que se impõe aos teóricos e aos professores é a falta de identificação clara dos objetivos inerentes à utilização das novas tecnologias. Baseado nisto, o artigo faz uma abordagem a alguns modelos de ensino online baseados em autores como Duart & Sangras e Manson.
Em todos eles, a tónica vai para o facto de o ensino online não ser linear; ele precisa de uma constante atualização não só por parte dos estudantes, mas também, e principalmente, por parte do professor que tem que reestruturar e adaptar-se a várias condicionantes e variáveis que se assumem como uma conjunto de sinergias para o sucesso do aluno.
Apreciação:
Os estudos centrados na sala virtual e no papel do professor online têm vindo a crescer e analisam sobretudo as suas competências e o tipo de formação que devem ter uma vez que é um equívoco pensar que estas são as mesmas que um professor no ensino presencial deve ter.
Penso que a mais- valia deste recurso centra-se na sua abordagem crítica às variáveis inerentes ao papel do professor em contexto de EAD que tem de se adaptar constantemente às tecnologias em função dos novos objectivos pedagógicos traçados tendo sempre em conta que: a sua atuação é a chave para o aluno ter sucesso; o elearning requer novas formas de pensar e organizar a educação e não é de todo uma extensão da sala de aulas presencial onde o professor debita informação.
2ª Referência:
TAVARES, J. A. V.; SANTOS, F. A. S. & REIS, S. R. (2012). "EAD: O Importante Papel do Professor-Tutor". 3º Simpósio Educação e Comunicação «Infoinclusão: possibilidades de ensinar e aprender». Anais, Ediçaõ Internacional, 17 a 19 de setembro (ISBN: 2179-4901).
Descrição:
Apreciação:
Cada vez mais o enfoque está no uso que damos às novas tecnologias para atingir objetivos pedagógicos e esses só são potenciados se o professor do EAD assumir um papel de tutor, monitor e mediador das aprendizagens, como podemos verificar através deste recurso. Para além disso, ficamos com a ideia que ele só o consegue se tiver consciência plena que há que reformular a sua maneira de pensar a educação e propiciar as aprendizagens em contexto online, onde existe uma multiplicidade de vozes e a convergência de vários emissores e recetores que vão alterando os seus papéis na comunicação em rede. Este artigo indica-nos claramente essas competências das quais um professor - tutor em contexto de EAD deve ser dotado.
Descrição:
O artigo centra-se em problemáticas fundamentais relacionadas com o ensino online, os modelos pedagógicos, o papel do professor online e a sala virtual. Segundo a autora , o mais importante não são as tecnologias em si mas o uso e as “abordagens pedagógicas” que cada um pode fazer delas. Neste contexto, afirma que o principal desafio que se impõe aos teóricos e aos professores é a falta de identificação clara dos objetivos inerentes à utilização das novas tecnologias. Baseado nisto, o artigo faz uma abordagem a alguns modelos de ensino online baseados em autores como Duart & Sangras e Manson.
Em todos eles, a tónica vai para o facto de o ensino online não ser linear; ele precisa de uma constante atualização não só por parte dos estudantes, mas também, e principalmente, por parte do professor que tem que reestruturar e adaptar-se a várias condicionantes e variáveis que se assumem como uma conjunto de sinergias para o sucesso do aluno.
Apreciação:
Os estudos centrados na sala virtual e no papel do professor online têm vindo a crescer e analisam sobretudo as suas competências e o tipo de formação que devem ter uma vez que é um equívoco pensar que estas são as mesmas que um professor no ensino presencial deve ter.
Penso que a mais- valia deste recurso centra-se na sua abordagem crítica às variáveis inerentes ao papel do professor em contexto de EAD que tem de se adaptar constantemente às tecnologias em função dos novos objectivos pedagógicos traçados tendo sempre em conta que: a sua atuação é a chave para o aluno ter sucesso; o elearning requer novas formas de pensar e organizar a educação e não é de todo uma extensão da sala de aulas presencial onde o professor debita informação.
2ª Referência:
TAVARES, J. A. V.; SANTOS, F. A. S. & REIS, S. R. (2012). "EAD: O Importante Papel do Professor-Tutor". 3º Simpósio Educação e Comunicação «Infoinclusão: possibilidades de ensinar e aprender». Anais, Ediçaõ Internacional, 17 a 19 de setembro (ISBN: 2179-4901).
Descrição:
Neste artigo ,os autores refletem
sobre o Ensino à distância ( EAD) e o
papel do professor como professor – tutor. A ideia que perpassa todo o texto é
a de que o EAD é assente numa rede de comunicação que favorece a colaboração,
cooperação e coparticipação onde o professor assume um novo papel que “consiste
em deslocar-se da pedagogia da transmissão/depósito para a pedagogia do diálogo”,
ou seja, desloca o centro do processo educativo para o estudante fazendo-o
perceber que o conhecimento está sempre em construção. Mas para que o professor consiga ser um tutor
das aprendizagens, um mediador do processo comunicacional em rede, ele tem de ser
capacitado e desempenhar papéis específicos, ideia consensual entre vários
autores referenciados como Niskier (1999), Litwin (2001), Lemos &Palacius (2007).
Assim, o artigo finca a ideia de que para
o professor ser capaz de exercer o seu papel em cursos online a sua formação
tem de ir além das habilidades e competências para o uso das Novas Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC’s); tem de prepará-lo para a mediatização da
comunicação que é feita online, provocando no estudante, a cada nova
experiência, a vontade de novas pesquisas.Apreciação:
Cada vez mais o enfoque está no uso que damos às novas tecnologias para atingir objetivos pedagógicos e esses só são potenciados se o professor do EAD assumir um papel de tutor, monitor e mediador das aprendizagens, como podemos verificar através deste recurso. Para além disso, ficamos com a ideia que ele só o consegue se tiver consciência plena que há que reformular a sua maneira de pensar a educação e propiciar as aprendizagens em contexto online, onde existe uma multiplicidade de vozes e a convergência de vários emissores e recetores que vão alterando os seus papéis na comunicação em rede. Este artigo indica-nos claramente essas competências das quais um professor - tutor em contexto de EAD deve ser dotado.