- PRIMEIRO RECURSO
Referência:
Sebriam, Débora
(08/03/2012). Recursos Educacionais Abertos, Como usar, criar e compartilhar.[Apresentação
no Slideshare]
Descrição:
Esta apresentação referenciada encontra-se
disponível no Slideshare e aborda a temática dos Recursos Educacionais Abertos
na perspetiva da sua criação, uso e partilha. Este material foi elaborado no âmbito da Open Education Week.
A autora começa por apresentar a definição de REA
segundo a UNESCO com a colaboração da Comunidade REA do Brasil reportada a
2011. Depois, aborda a questão da serventia/uso dos recursos dos diferentes
atores na Educação: professores, alunos e gestores escolares, realçando que
independentemente de quem quer que os use e/ou os crie, há que ter em conta as
diretrizes de compartilhar, usar, encontrar, adaptar e criar (Adaptado de REA:
um caderno para professores (2011)).
De seguida, salienta o facto de as tecnologias
digitais terem revolucionado a forma de distribuição e uso das obras criativas
que, no fundo, as tornaram Recursos Educacionais Abertos explicando que mesmo
assim engana-se quem pensa que isso possa significar a perda dos direitos
autorais. Com isto faz a ponte com a Licença “Creative Commons” (a qual
considera uma das novas formas de gestão da propriedade intelectual) e as suas
condições para gestão dos recursos.
Finaliza, então, com a apresentação de locais
online direcionados para encontrar os recursos, para os criar e para os
partilhar.
Apreciação crítica:
Esta apresentação multimédia tem uma licença Creative
Commons (CC), não comercial o que permite também a aplicação dos 4Rs inerentes
aos REA: reuse, redistribute, revise, remix
(Wiley, 2009). Quanto à apresentação, considero-a bastante apelativa e
criativa não só pelas imagens utilizadas, mas também conteúdo exposto de forma
objetiva que permite aos primeiros “navegantes” deste oceano – REA – perceberem
o que são e como funcionam mediante os diferentes utilizadores: professores,
alunos e/ou gestores educacionais.
- SEGUNDO RECURSO
Referência:
Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores (2011). Campinas, SP: Educação Aberta
Disponível em:http://educacaoaberta.org/wiki/index.php/Caderno_REA
Descrição:
Este caderno foi feito visando os
professores, principalmente os do ensino básico, na medida em que o grupo que o
elaborou baseou-se nas suas próprias experiências nas escolas públicas e
particulares, particularmente com professores que trabalham com as condições do
ensino básico público urbano.
Este é um REA na medida
em que grande parte do que nele se encontra aqui foi remixado (emprestado,
traduzido, modificado) de outros recursos com licenças de direito autoral
livres. Justamente por serem recursos abertos, não tiveram que pedir permissão
para cada editora ou site para que pudessem fazer uso dos textos que ao longo
das suas páginas se encontra.
Elas expõem uma visão global de
todo o processo envolvido na produção de um recurso repartido em três partes. A
primeira diz respeito à definição e vantagens do uso dos REA. Na segunda, encontramos
as respostas aos “Como”, ou seja, explica e exemplifica a maneira de encontrar,
criar, compartilhar. Acrescenta ainda uma reflexão acerca dos motivos e
motivações para partilhar recursos. A terceira e última parte é concernente às
licenças e à forma de serem utilizadas.
Concluindo, este material ajuda
indubitavelmente à perceção de como, quando, e porque compartilhar conhecimento
e recursos patenteando que, compartilhando boas ideias, estaremos a pensar em
novas maneiras de fazer uso de recursos educacionais, em novas práticas
didáticas e a encorajar a troca de experiências entre alunos e professores.
Apreciação crítica:
O caderno Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores, compartilhado com uma licença de direito autoral livre, configura-se como um item importante no seio do estudo dos REA na medida em que ao lê-lo pensamos: “mas eu já faço parte do movimento e nem sabia!”. Ele é uma mais-valia pois
permite ter uma visão geral sobre o tema com exemplos práticos da sua
aplicação. Fomenta também uma consciência crítica sobre o papel de cada um numa
sociedade cada vez mais mediada por recursos digitais, onde a troca livre de
ideias, conhecimentos e a partilha do seu produto final – os REA – trazem à Educação
uma nova roupagem.
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