Página Principal

.

.
Á descoberta de novas aprendizagens do Elearning...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

BIBLIOGRAFIA ANOTADA - REA




  • PRIMEIRO RECURSO
Referência:
Sebriam, Débora (08/03/2012). Recursos Educacionais Abertos, Como usar, criar e compartilhar.[Apresentação no Slideshare]

Descrição:
Esta apresentação referenciada encontra-se disponível no Slideshare e aborda a temática dos Recursos Educacionais Abertos na perspetiva da sua criação, uso e partilha. Este material foi elaborado no âmbito da Open Education Week.
A autora começa por apresentar a definição de REA segundo a UNESCO com a colaboração da Comunidade REA do Brasil reportada a 2011. Depois, aborda a questão da serventia/uso dos recursos dos diferentes atores na Educação: professores, alunos e gestores escolares, realçando que independentemente de quem quer que os use e/ou os crie, há que ter em conta as diretrizes de compartilhar, usar, encontrar, adaptar e criar (Adaptado de REA: um caderno para professores (2011)).
De seguida, salienta o facto de as tecnologias digitais terem revolucionado a forma de distribuição e uso das obras criativas que, no fundo, as tornaram Recursos Educacionais Abertos explicando que mesmo assim engana-se quem pensa que isso possa significar a perda dos direitos autorais. Com isto faz a ponte com a Licença “Creative Commons” (a qual considera uma das novas formas de gestão da propriedade intelectual) e as suas condições para gestão dos recursos.
Finaliza, então, com a apresentação de locais online direcionados para encontrar os recursos, para os criar e para os partilhar.

Apreciação crítica:
Esta apresentação multimédia tem uma licença Creative Commons (CC), não comercial o que permite também a aplicação dos 4Rs inerentes aos REA: reuse, redistribute, revise, remix (Wiley, 2009). Quanto à apresentação, considero-a bastante apelativa e criativa não só pelas imagens utilizadas, mas também conteúdo exposto de forma objetiva que permite aos primeiros “navegantes” deste oceano – REA – perceberem o que são e como funcionam mediante os diferentes utilizadores: professores, alunos e/ou gestores educacionais. 

  • SEGUNDO RECURSO
Referência:
Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores (2011). Campinas, SP: Educação Aberta

Descrição:
Este caderno foi feito visando os professores, principalmente os do ensino básico, na medida em que o grupo que o elaborou baseou-se nas suas próprias experiências nas escolas públicas e particulares, particularmente com professores que trabalham com as condições do ensino básico público urbano.
Este é um REA na medida em que grande parte do que nele se encontra aqui foi remixado (emprestado, traduzido, modificado) de outros recursos com licenças de direito autoral livres. Justamente por serem recursos abertos, não tiveram que pedir permissão para cada editora ou site para que pudessem fazer uso dos textos que ao longo das suas páginas se encontra.
Elas expõem uma visão global de todo o processo envolvido na produção de um recurso repartido em três partes. A primeira diz respeito à definição e vantagens do uso dos REA. Na segunda, encontramos as respostas aos “Como”, ou seja, explica e exemplifica a maneira de encontrar, criar, compartilhar. Acrescenta ainda uma reflexão acerca dos motivos e motivações para partilhar recursos. A terceira e última parte é concernente às licenças e à forma de serem utilizadas.
Concluindo, este material ajuda indubitavelmente à perceção de como, quando, e porque compartilhar conhecimento e recursos patenteando que, compartilhando boas ideias, estaremos a pensar em novas maneiras de fazer uso de recursos educacionais, em novas práticas didáticas e a encorajar a troca de experiências entre alunos e professores.

Apreciação crítica:
O caderno Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professorescompartilhado com uma licença de direito autoral livre,  configura-se como um item importante no seio do estudo dos REA na medida em que ao lê-lo pensamos: “mas eu já faço parte do movimento e nem sabia!”. Ele é uma mais-valia pois permite ter uma visão geral sobre o tema com exemplos práticos da sua aplicação. Fomenta também uma consciência crítica sobre o papel de cada um numa sociedade cada vez mais mediada por recursos digitais, onde a troca livre de ideias, conhecimentos e a partilha do seu produto final – os REA – trazem à Educação uma nova roupagem.  


Sem comentários:

Enviar um comentário