AVA - Atividade 3 -
2ª fase
Comunidades, redes e Grupos
As comunidades são agregações emergentes
de indivíduos cuja identificação é solicitada para aceder a uma determinada
comunidade e validada para se ter acesso à mesma. Elas promovem a interação
social com vista à obtenção do conhecimento num determinado contexto: “Collectives
are agregations (…) and the shape is emergente” (Dron e Anderson, 2008, p. 18).
Subjacente à comunidade está a existência de um
reportório, partilhado, de histórias vividas em conjunto, de estilos, de
artefactos usados em comum, de ações empreendidas, de conceitos compartidos, de
gírias desenvolvidas na vivência coletiva. Daí que se compreenda a metáfora “sabedoria
das multidões” pois o saber coletivo sobrepõe-se ao individual.
Exemplo:
Wikipédia; fóruns de discussão
Os grupos são constituídos por um conjunto de
indivíduos hierarquicamente organizados cuja adesão ao grupo está condicionada
à aceitação pelos demais membros o que permite afirmar que é de acesso
limitado. A identificação é extremamente importante devendo primar pela
veracidade, dado não serem admitidos “avatar”. Estes indivíduos partilham os
mesmos interesses e objetivos estando bem definidos o papel e as tarefas de
cada um de forma a alcançá-los. Cada elemento partilha do sentimento de
pertença através de uma presença social, cognitiva e de aprendizagem que dura
enquanto durar a tarefa.
Exemplo: mpel 7; wikispaces
As redes são constituídas por grupos de
indivíduos autónomos, com ligações independentes onde nem todos têm conhecimento
das conexões dos outros: “Networks connect distributed individuals” (Dron e
Anderson, 2008, p. 17).
A rede é emergente e a sua dinâmica não é
controlada. Os laços são estabelecidos pelos indivíduos que escolhem a quem
conetar-se mediante o conhecimento que
buscam, a influência, o capital social e as suas perspetivas em relação àquilo
que querem obter e partilhar. Daí que Dron e Anderson (2008) defendam que as redes cumprem três objetivos: socializar,
partilhar e trabalhar de forma corporativa.
Exemplo: facebook; linkd.in
Referências bibliográficas:
Anderson, T. (2009). Social Networking in Education
http://terrya.edublogs.org/2009/04/28/social-networking-chapter/
Dron e Anderson (2008). Collectives, Networks and Groups in Social Software for E-Learning
http://www.editlib.org/noaccess/26726Versão em Atas de Conferência:http://www.google.pt/books?id=spo9X16qn30C&lpg=PA15&ots=rtSJBZnXFx&dq=Dron%20%26%20Anderson%20Networks%20and%20Groups%20in%20Social%20Software%20for%20E-Learning&lr&hl=pt-PT&pg=PA15#v=onepage&q&f=false
Dron e Anderson (2008). Collectives, Networks and Groups in Social Software for E-Learning
http://www.editlib.org/noaccess/26726Versão em Atas de Conferência:http://www.google.pt/books?id=spo9X16qn30C&lpg=PA15&ots=rtSJBZnXFx&dq=Dron%20%26%20Anderson%20Networks%20and%20Groups%20in%20Social%20Software%20for%20E-Learning&lr&hl=pt-PT&pg=PA15#v=onepage&q&f=false
Figueiredo, A. D. (2002). Redes e educação: a surpreendente riqueza de um conceito, in Conselho Nacional de Educação (2002), Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, Lisboa.
a.
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