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Á descoberta de novas aprendizagens do Elearning...

sexta-feira, 9 de maio de 2014

My PLE



                                                https://cacoo.com/diagrams/nn15DTkLq8SsrKgB

Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem ou Personal Learnings Environments (PLE) representam, segundo Mota (2009) "uma busca para operacionalizar (...) os princípios do e-Learning 2.0, do poder e autonomia do utilizador / aprendente, da abertura, da colaboração e da partilha, da aprendizagem permanente e ao longo da vida, da importância e valor da aprendizagem informal, das potencialidades do software social, da rede como espaço de socialização, de conhecimento e de aprendizagem.

Baseada nesta perspectiva e tendo o PLE como um sistema/ abordagem em constante transformação, na medida em que as formas de aprendizagem pessoal se  vão alterando na forma e no contexto ao longo da vida, focalizei a minha representação gráfica na aprendizagem online, embora não tenha descorado as formas offline que, na maior parte dos casos, se intersecionam com as que vão ocorrendo na Web. 

Após debate interior reflexivo acerca da minha aprendizagem, das ferramentas que utilizo, dos contatos e da participação na rede, deparei-me com outro desafio: a melhor ferramenta para representar tudo graficamente  de uma forma compreensível e atrativa. Ao fim de várias tentativas decidi-me pelo cacoo.com

Dividi o meu ambiente de aprendizagem em quatro grandes categorias :

  •  informação;
  • comunicação e contatos;
  • partilha e colaboração e;
  • o Moodle (LMS - aprendizagem formal do mestrado em Pedagogia do Elearning).  
A cada uma destas categorias agreguei os recursos, serviços e ferramentas que utilizo para cumprir os objetivos inerentes a cada uma das categorias e os objetivos da minha própria aprendizagem. Todavia, na construção desta representação pude verificar que o papel de determinados recursos e ferramentas se mesclam em categorias diferentes. Quer isto dizer que se por um lado o Google mais pode servir para comunicação, por outro também é um recursos de partilha e publicação. No caso dos blogs e das wikis, por exemplo, servem para a busca de informação, mas também para o trabalho colaborativo e participativo onde a criação de novos recursos, singular ou em grupo, é partilhada comungando do espírito dos Recursos Educacionais Abertos.  


De uma forma reflexiva, pude verificar que os recursos e ferramentas utilizadas são variadas e interrelacionam-se entre si pois são-lhes inerentes diferentes papéis mediante o que pretendo. Por outras palavras, não é fácil discernir e enquadrar uma ferramenta/um recursos numa categoria fechada devido à sua dinâmica transversal, daí que as categorias estejam ladeadas de setas cujo princípio e fim não são determinados.Outro aspeto importante, é o facto de ter de perceber o meu PLE como uma abordagem/sistema enérgico, em constante construção, que se vai alterando na forma e no conteúdo ao longo da vida. Essas transformações podem ser dinamizadas pela forma como nós utilizamos as ferramentas e à medida que vamos buscando novos recursos; bem assim, à medida que a Web vai disponibilizando novos recursos e novas possibilidades de aprendizagem.



2 comentários:

  1. Parabéns Ana Vasconcelos,

    Estive a analisar o teu trabalho e parece-me muito profissional. Agrada-me muito.

    Excelente, nota 20!

    Um abraço,

    Nelson Soares

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  2. Ana, reforço os sentimentos entre a permutabilidade das ferramentas e, ao mesmo tempo, encontrar a ferramenta que corresponde-se ao desejo de minha forma de expressar graficamente. Resultado, tive que sair a desbravar várias. Gostei da que apresentaste pelo circulo externo dar a sensação final de conjunto. Esta faltou na ferramenta que utilizei. Obrigado por enriquecer a minha compreensão! Josi

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